1º DIA – Lisboa – Luxor
Comparência no aeroporto com 3h00 de antecedência em relação à hora do voo. Formalidades de check-in e embarque em voo especial com destino a Luxor. Chegada, assistência e trâmites de vistos. Transporte ao barco selecionado ou similar, para embarque no cruzeiro. Noite a bordo.
2º DIA – Luxor – Esna – Edfu
Pensão Completa. Saída para conhecer os principais locais de interesse arqueológico da região de Luxor (antiga Tebas), cidade que se situa a 670 Km a sul do Cairo, cuja riqueza arquitetónica e cultural fazem desta a mais monumental das cidades que albergam vestígios da antiga civilização egípcia, visitando: Templo de Luxor, dedicado ao deus Amon-Rá, um dos templos mais espantoso do Antigo Egito, localizado na margem oriental do Rio Nilo, construído principalmente durante o reinado de Amenófis III (1386-1349 a.C.), sendo consecutivamente ampliado por outros faraós como Ramsés II; Templo de Karnak, um dos maiores e mais impressionantes complexos religiosos do Antigo Egito; Necrópole de Tebas: Vale dos Reis – uma impressionante necrópole localizada na margem ocidental do Nilo que abriga túmulos de várias dinastias escavados nas rochas e ricamente decorados, Templo de Hatshepsut – também conhecido como Djeser-Djeseru (“O Sublime dos Sublimes”), construído durante o reinado da Faraó Hatshepsut (1479-1458 a.C.), e paragem fotográfica junto aos Colossos de Memnon. Regresso ao barco e início da navegação. Cruzamento das eclusas de Esna e continuação da navegação até Edfu. Almoço, jantar e noite a bordo.
3º DIA – Edfu – Kom Ombo – Assuão
Pensão Completa. Chegada e visita ao Templo de Edfu dedicado ao Deus Hórus, um dos maiores do Egito (o maior a seguir ao Templo de Karnak) e um dos mais bem conservados do país. Este templo foi construído durante o período ptolomaico, entre os anos 237 e 57 a.C., sendo um dos templos mais tardios do Antigo Egito. Continuação da navegação até Assuão. Em rota de navegação, visita ao Templo de Kom Ombo, edificado nas margens do Nilo durante o período ptolomaico (entre 180 e 47 a.C.), o único templo dedicado simultaneamente a duas divindades: Sobek, o deus com cabeça de crocodilo, e Hórus, o deus com cabeça de falcão. Chegada a Assuão. Almoço, jantar e noite a bordo.
4º DIA – Assuão
Pensão completa. O dia inicia com um passeio de faluca com vistas panorâmicas do Mausoléu de Agha Khan, da Ilha Elefantina e do Jardim Botânico. Visita à represa de Assuão e ao Templo de Philae – dedicado a Isis, a deusa do amor, e um dos templos mais belos do Egito, situado numa pequena ilha à qual apenas se acede de barco, rodeado de um cenário encantador. Regresso ao barco do cruzeiro. Almoço, jantar e noite a bordo.
5º DIA – Assuão – Abu Simbel – Cairo
Pequeno-almoço* e almoço* no barco. Em hora a indicar localmente, transporte para o aeroporto e formalidades de embarque em voo doméstico com destino a Abu Simbel. Chegada, assistência pelos nossos representantes locais e transporte até aos famosos Templos de Abu Simbel. Visita ao imponente complexo arqueológico edificado no século XIII a.C. por ordem do poderoso faraó Ramsés II, construído em sua honra e em homenagem à sua esposa favorita, Nefertari. Situado atualmente junto às margens do lago Nasser, a UNESCO procedeu, nos anos de 1960, à trasladação destes monumentos de dimensões faraónicas para uma quota mais elevada do terreno, para evitar os riscos de inundação dos templos aquando da criação do lago Nasser, um dos maiores lagos artificiais do mundo. Regresso ao aeroporto e embarque em voo doméstico rumo ao Cairo. Chegada, desembarque e transporte até ao hotel selecionado, ou similar. Alojamento no hotel.
*Dependendo do horário do voo doméstico Assuão-Abu Simbel, o pequeno-almoço e o almoço poderão ser substituídos por refeições ligeiras providenciadas em “picnic box”.
6º DIA – Cairo
Pequeno-almoço no hotel. Visita à Necrópole de Gizé: exterior das Pirâmides de Keops, Kefren e Miquerinos, a Esfinge e o Templo do Vale de Kefren. A Necrópole de Gizé, um dos pontos turísticos mais populares do Egito, atraindo milhões de visitantes todos os anos, foi o local escolhido por vários faraós, rainhas e nobres da IV Dinastia do antigo Egito para a sua morada eterna, com monumentos classificados Património Mundial pela UNESCO e onde se encontra a única sobrevivente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, a Grande Pirâmide de Gizé, construída no ano 2.500 a.C., túmulo do faraó Quéops, e a maior das três pirâmides de Gizé. Após o almoço em restaurante local, saída para visita à cidade de Memphis, capital do antigo império, e à Necrópole de Sakkara. Memphis encontra-se situada a 25 Km a Sul do Cairo. Nas suas origens, foi a capital com maior esplendor e mais antiga do Egito. Contém monumentos datados desde o princípio da história da Era Antiga, destacando-se uma estátua de 13,5 metros do Faraó Ramsés II e da Esfinge de Alabastro. Sakkara foi a antiga cidade necrópole de Memphis, a Capital do Império. Tanto reis como altos dignitários, assim como também animais sagrados, foram sepultados neste local. É aqui que se encontra também a pirâmide de Zoser, faraó da III dinastia, igualmente conhecida por Pirâmide Escalonada. Trata-se de uma pirâmide única no seu género e é anterior às Grandes Pirâmides de Giza. Regresso ao Cairo. Jantar e alojamento no hotel.
Nota: Caso o novo Grande Museu Egípcio (GEM – Grand Egyptian Museum) seja inaugurado até à data do início da viagem, o programa poderá ser atualizado para incluir, opcionalmente e mediante suplemento, a visita ao novo museu em substituição das visitas a Memphis e Sakkara.
*Dependendo da hora de partida do voo, o pequeno-almoço poderá ser fornecido noutra modalidade, p.ex. “breakfast trolley” ou “breakfast box”, consoante a disponibilidade e política de serviço do hotel.
NOTAS IMPORTANTES:
1- Por questões técnicas os voos internacionais (na ida e/ou na volta) poderão fazer uma breve escala técnica de aprovisionamento (em rota para o destino) sem que os passageiros tenham que sair do avião.
2- A categoria dos hotéis e barcos mencionados, obedecem às normas de qualidade do país de acolhimento, podendo as mesmas não corresponder às normas de qualidade portuguesas.
3- O conceito de quarto triplo corresponde a um quarto duplo com cama extra (cama articulada, divã ou sofá).
4- Deverão ser rigorosamente respeitadas tradições locais e costumes religiosos bem como imposições em vigor em termos de indumentária.
5- As visitas poderão ser condicionadas por questões operacionais de força maior e por condicionamentos de navegabilidade e/ou atmosféricos.
6- Na eventualidade de algum dos locais a visitar se encontrar indisponível, a sua visita será substituída por outro local de interesse turístico/cultural ou prolongando a duração de alguma das restantes visitas.
7- Este programa pode incluir, para além das visitas descritas, paragens técnicas em centros de artesanato, lojas de produtos típicos locais, entre outros, não afetando o conteúdo do circuito e assegurando integralmente as visitas planeadas no itinerário.
8- A Nortravel e o respetivo agente local, reservam-se ao direito de efetuar as alterações apropriadas ao itinerário, incluindo alterar a ordem do mesmo, se assim acharem necessário por qualquer motivo operacional justificado.
Incluídos:
Não incluídos: