Porto Santo | iupy travel- Agência de viagens

A 500 quilómetros de África e a 1000 quilómetros da Europa, Porto Santo é uma ilha madeirense rica em recursos naturais, históricos e culturais.

Mal sabiam João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira o santo porto em que atracavam o seu barco, há mais de 600 anos. Ao mesmo tempo, também Cristóvão Colombo viria a estar aqui antes da sua partida para as américas.

Praias terapêuticas

São nove quilómetros de praias de ouro sobre azul, areia fina e águas cristalinas, que deram à ilha o nome de “Ilha Dourada”. Seria de esperar que o trunfo dessas praias fosse a sua beleza paradisíaca, mas não! Famosas pelas suas propriedades terapêuticas, as praias locais são ricas em iodo, cálcio e magnésio, importantes não só para o tratamento de reumatismo mas também de outras doenças relacionadas com os ossos. Visite o Centro de Talassoterapia e usufrua de um tratamento anti stress ou, se preferir, faça um passeio descontraído até à Ponta da Calheta.

Vila Baleira, capital da ilha, constrói-se principalmente em torno do Largo do Pelourinho e dos Jardins do Infante, em homenagem ao Infante D. Henrique. Agradável para passear, com belas paisagens e restaurantes com menus apetitosos, a cidade deixa à sua mesa as várias especialidades da ilha, assim como espetada de vaca grelhada em pau de louro, bolo do caco ou pão com batata doce, entre outras.

Junto ao cais da cidade, terá oportunidade de ver algum do artesanato local, normalmente elaborado com barro, canas, conchas e folha de palmeira. Entretanto visite também a Casa Museu de Cristóvão e a Igreja de Nossa Senhora da Piedade, com um painel de azulejos que remonta ao século XVII.

Ilha sempre em festa!

O clima ameno de Porto Santo torna-o um destino a ser visitado em qualquer época do ano. No entanto é nos meses de verão, entre junho e setembro, que as visitas têm outro gosto. As festas populares tradicionalmente portuguesas são também assinaladas nesta ilha! A saber:

  •  São João, a 23 e 24 de junho;
  •  Nossa Senhora da Graça, a 14 e 15 de agosto;
  •  Nossa Senhora da Piedade, a 30 e 31 de agosto;
  •  Festa das Vindimas, também no final do mês de agosto;
  • Festival de Colombo, no mês de setembro.

Além disso, o réveillon é também muito animado, com fogos de artifício deslumbrantes lançados a partir de um lugar já por si bonito. 

Um destino recomendado também para a prática de desportos e atividades ao ar livre. BTT, esqui aquático, kite surf, mergulho, parapente, passeios de barco, pesca desportiva e windsurf são só alguns exemplos. O Porto Santo Golfe junta-se à lista, para quem aqui quiser dar umas tacadas.

Então, já fez as malas? Lance a sua âncora a Porto Santo!

Deixe o seu comentário