Porto - Portugal | iupy travel- Agência de viagens

Porto – Portugal

Porto, a cidade invicta de Portugal. Se em Roma sê romano, no Porto sê tripeiro. O curioso cognome dos portuenses é história antiga: respondendo ao pedido do Infante D. Henrique, o povo do Porto deu toda a sua carne para os navegadores, ficando apenas com as tripas para seu próprio consumo e assim, desta história nasce também a famosa tripa à moda do Porto.

Biba o Puorto !

À moda do Porto, mas com influência francesa, a ponte D. Luís I cruza o Douro na zona da Ribeira, classificada como Património da Humanidade desde 1996. Outro edifício de renome e com muita história é o Centro Português de Fotografia. Construído no final do século XVII, foi o Tribunal e Cadeia da Relação e uma prisão durante quase 200 anos. Albergou Camilo Castelo Branco, condenado por adultério, mas hoje recebe várias coleções e exposições.

A história do país e da cidade escreve-se em todas as ruas e, eventualmente, também nas paredes. Na Avenida dos Aliados, o coração portuense, está o belo edifício da Câmara Municipal e a Estação Ferroviária de São Bento, com um painel magnífico de azulejos que não pode deixar de ver. Na Rua de Santa Catarina, os pulmões comerciais da cidade, está a Capela das Almas, onde também nas paredes se escreveu um painel com mais de 15 mil azulejos. Esta rua é também movimentada por artistas de rua e alberga um dos mais famosos e requintados cafés do mundo que certamente já ouviu falar – o Majestic.

Cultura e Lazer nortenho!

Mas mais do que uma cidade histórica e com pontos conceituados, o Porto é uma cidade cultural e de lazer. Livraria Lello – podia ser uma simples livraria, mas o nome diz-lhe qualquer coisa, certo? A sua monumental escadaria inspirou J. K. Rowling e o universo de Harry Potter levou a acolhedora livraria para as bocas do mundo. O ex-libris da cidade – a Torre dos Clérigos – em tempos um farol e hoje a mais alta torre portuguesa e um excelente miradouro para o centro histórico.

É possível que já tenha ouvido falar de como tão bem se come no norte de Portugal, e o Porto não é exceção. De vários pratos típicos destaca-se a francesinha. Linguiça, salsicha fresca, bife de vaca ou de porco, fiambre e carnes frias com pão e queijo derretido e ovo a cavalo – tudo regado com molho cervejeiro e acompanhado de batatas fritas. Sem dúvida de fazer crescer água na boca e de satisfazer o estômago. 

Comer bem e beber melhor – o vinho do Porto tira a barriga de misérias. Com mais de 500 caves de Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, o difícil vai ser escolher por onde começar a degustação. Brindamos juntos?

Deixe o seu comentário