Norte de Portugal - Património Histórico | iupy travel- Agência de viagens

Norte de Portugal – Património histórico

O Norte, berço de Portugal e detentor de um incalculável património histórico. De fato, a região norte é albergue de inúmeros segredos medievais e de azulejos que contam histórias. Desde as grossas muralhas do castelo de Bragança e seguindo o fluxo do rio Douro, inúmeros são os monumentos, cidadelas e ruínas a visitar.

Em Miranda do Douro, ouve-se falar por entre casas e casebres, a segunda língua oficial portuguesa – o mirandês. É principalmente aqui que se degusta a deliciosa e inconfundível posta à mirandesa.

Bracara Augusta e Aquae Flavie – Braga e Chaves são dois pontos de passagem obrigatória no norte de Portugal, mais uma vez com um incrível património histórico!

A Roma Portuguesa é o carinhoso cognome da cidade de Braga. Esta designação foi-lhe atribuída pelos seus belos e monumentais santuários que a tornam um dos principais pontos do turismo religioso português.

Apelidada de Aquae Flavie por obra do imperador Flávio Vespasiano, Chaves vê brotar da terra as águas mais quentes da Europa numa nascente termal. É nesta cidade que pode visitar também a Ponte romana de Trajano.

O encanto do norte de Portugal

O encanto das suas gentes e dos seus costumes entranha-se à passagem de cada um, principalmente se visitar esta região durante as festividades. Certamente já ouviu falar dos caretos de Podence ou dos pauliteiros de Miranda que animam o carnaval nortenho.

Mas não fica por aqui! O tradicional  arraial minhoto não pode faltar na sua visita. A famosa Romaria da Senhora da Agonia em Viana do Castelo é igualmente imperdível. Em Mirandela, as Festas de Nossa Senhora do Amparo acolhem a pitoresca noite dos bombos.

Também o património gastronómico é muito aclamado no norte. Aqui, não só os pratos, mas também os petiscos são iguarias que não pode deixar de provar. A alheira de Mirandela e a bola de Lamego são imperdíveis!

Rumando para a cidade de el-rei D. Afonso Henriques, Guimarães é digna de uma vénia. Mas se é natureza que procura, perca-se pelo Parque Nacional da Peneda Gerês e descubra não só a fauna e a flora nas montanhas, mas também os vales e rios deste belíssimo lugar.

Pronto para conhecer o casamento perfeito entre a magia da natureza e o mistério dos castelos medievais?

Saiba onde ficar.

Deixe o seu comentário