Ilha de São Miguel, Açores | iupy travel- Agência de viagens

Ilha de São Miguel, Açores

Dizem que na Ilha de São Miguel, Açores, habitam mais vacas que pessoas, e embora os factos ainda não estejam verificados, certo é que entre os mais de 137 mil habitantes, muitos deles vivem da criação de gado e da produção de derivados como carne, queijo, leite e outros.

Arcanjo São Miguel, comandante do exército celeste dá o nome à maior ilha açoriana com paisagens de nos levar aos céus. Abraçada pelo oceano Atlântico, a ilha de São Miguel é regularmente visitada por cachalotes, baleias e golfinhos. E se a vista da ilha para o mar é incrível, o que se poderá dizer de tudo o que este lugar alberga? Miradouros, piscinas naturais, praias de areias negras, cascatas belíssimas, colinas verdes, florestas misteriosas e além disso, falésias a perder de vista. Conquistado?

Sem dúvida, São Miguel tem boa comida e belas paisagens. A Ponta da Ferraria, por exemplo, para além de ser um monumento natural regional, com piscinas naturais e água quente terapêutica de origem vulcânica. A paisagem completa-se com um farol com 18 metros de altura. Sem farol mas um verdadeiro porto seguro, Ponta Delgada é capital económica dos Açores! A cidade está repleta de belas igrejas, arte urbana, um forte, uma gruta de origem vulcânica e o maior túnel de lava da ilha.

Termas naturais

Em São Miguel, há muitas zonas em que a parte vulcânica subterrânea deu origem a espaços fantásticos que agora podem ser visitados e usufruídos pelos habitantes e turistas da ilha. Um desses espaços é a Poça da Dona Beija, uma antiga fonte onde os habitantes se banhavam e agora uma piscina natural com água ferruginosa a mais de 35ºC. Igualmente, a Caldeira Velha é também um sítio muito bonito e calmo, onde a paisagem verdejante e as piscinas com água naturalmente quente são convidativas a uma tarde relaxante. Outro feito impressionante conseguido sobretudo através do calor vindo da terra pode ser visto nas Furnas e Caldeira das Furnas, onde se faz cozido à portuguesa nos fornos vulcânicos! Inacreditável, não é?

Vistas deslumbrantes sobre a ilha!

Mas que melhor lugar para se ver de verdade São Miguel que não os seus miradouros? Há vários! O Miradouro da Lagoa do Fogo tem vista para a lagoa homónima que tem a maior altitude da ilha e é a segunda maior lagoa de São Miguel. Entretanto, existem também outros miradouros, a saber:

  • Vista do Rei (o nome promete!);
  • Cumeeiras;
  • Cerrado das Freiras;
  • Boca do Inferno (quem sabe o que dirá);
  • Barrosa 

…e a lista não fica por aqui (mas aqui ficam estas sugestões)!

E com tantas coisas bonitas, é difícil não se querer perder pela Ilha de São Miguel nos Açores e ficar por lá. Vamos conhecer a ilha?

Deixe o seu comentário