Conselhos aos Viajantes | iupy travel- Agência de viagens

Conselhos aos Viajantes

Tendo em conta o panorama atual, deixamos alguns conselhos aos viajantes que procuram uma escapadinha, ou que pretendem eventualmente marcar férias com tempo.

A pandemia de COVID-19  mudou as nossas rotinas, os nossos empregos e as nossas viagens. Ainda assim, não mudou a nossa vontade de partir à descoberta do mundo, dos seus mistérios e das histórias que ainda estão por contar.

À medida que vamos construindo a nova normalidade, alguns países vão reabrindo as suas fronteiras.

As Secções Consulares das Embaixadas e os Consulados Portugueses prestam apoio aos cidadãos que pretendem viajar através da emissão de documentos de viagem provisórios (em caso de extravio) e da facilitação de contacto com unidades hospitalares e de advogados. Ao mesmo tempo, estas entidades deixam também algumas recomendações a quem pretende viajar.

Pode consultar esta e outras informações aqui.

Antes da viagem

Antes de mais nada, os viajantes são aconselhados a verificar a validade dos seus passaportes. Adquirira os bilhetes com antecedência, e verifique se é necessário visto para entrar no destino. Informe-se sobre acordos de assistência médica e obtenha o Cartão Europeu de Seguro de Doença. Não se esqueça também de informar familiares dos seus horários e datas de partida e chegada. Os viajantes devem também obter um seguro de viagem por forma a salvaguardar quaisquer ocorrências e/ou alterações que possam surgir durante a viagem.

Podem ainda registar-se na aplicação “Registo Viajante” para facilitar a ação das atividades portuguesas face a uma ocorrência de eventuais situações de emergência com cidadãos nacionais no estrangeiro. Este registo permite receber informações sobre as condições de segurança e ter acesso aos contactos das representações diplomáticas e consulares de Portugal. Em caso de emergência, tem ligação direta ao Gabinete de Emergência Consular.

O Gabinete de Emergência Consular (GEC) presta apoio aos cidadãos nacionais que se encontrem no estrangeiro em situações de emergência e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Ao chegar ao destino, os viajantes devem guardar os seus documentos num local seguro e evitar a exposição de objetos de valor. Mantenha as suas bagagens sob vigilância e tenha consigo máscaras cirúrgicas, para além das máscaras sociais. Estas últimas não são recomendadas para locais com muita movimentação, como por exemplo estações de comboio, aeroportos e outros espaços públicos de maior tráfego.

São conselhos para todos os viajantes, para que passo a passo e com as devidas precauções, possamos voltar a viajar e a descobrir destinos de sonho. Vamos a isso?

Deixe o seu comentário