Alentejo - Portugal | iupy travel- Agência de viagens

Alentejo – Portugal

Um dos mais belos sítios de Portugal, o Alentejo! O quente, a paz e o sossego dormem debaixo de um chaparro velho. Quem diria que debaixo dos chaparros alentejanos outrora descansaram os soldados da frente de guerra com os mouros e os espanhóis. Oh Elvas, oh Elvas, Badajoz à vista! Elvas é a maior cidade fortificada da Europa, com quase 10 quilómetro de muralhas, “Rainha da Fronteira” e Património Mundial da UNESCO.

O Alentejo interior foi palco de várias batalhas, principalmente contra mouros e espanhóis e há vestígios disso mesmo um pouco por todo o lado. Marvão é também uma vila fortificada, cujas muralhas protegeram guerreiros e preservaram a história portuguesa. Se os paralelos das ruas alentejanas falassem, com toda a certeza contariam histórias de duelos de espada em punho, mas também de outras dualidades. Estremoz contrasta os casarios medievais com a vila moderna, conhecida e reconhecida pela extração e exploração do mármore branco. Vila Viçosa, bem pertinho de Estremoz, é também conhecida mundialmente pelo seu mármore. A “princesa do alentejo” é lugar de realeza onde pode visitar a antiga residência dos Duques de Bragança.

Também território de iminência, Évora, originalmente Ebora dos Celtas, acolhe o Templo de Diana, considerado Património Mundial da UNESCO e a incrível Capela dos Ossos que até os mais corajosos intimida! Pousio de uma das mais antigas universidades do país, Évora está também repleta de história e estórias, algumas escritas nas paredes pelos nossos ancestrais, na era paleolítica.

Cabecinha pensadora!

De antiguidades, sabedoria e paixão pela comida é feito o Alentejo. «É fácil fazer, dá pouco trabalho, é água a ferver, coentros e alho». Antes de mais nada, as açordas alentejanas são deliciosas e o maravilhoso pão alentejano, ui, sem palavras! Assim, seja no mais conceituado restaurante ou na típica taberna da esquina, enchidos, queijos, presuntos, tomate, azeite e beldroegas enchem os pratos e as barrigas de quem se atreve a provar o que o Alentejo tem de melhor. Acompanhado do bom vinho de Borba, Granja-Amareleja, Portalegre, Redondo e Vidigueira e uma sericaia para rematar na sobremesa, isto é o que o Alentejo pode levar à sua mesa.

Então, ficou com água na boca? Estômago vazio não puxa carroça! 

Deguste os mais apetitosos temperos com vista para as paisagens douradas e um sol que aquece o coração. Sem dúvida, só em Portugal, em pleno Alentejo pode ter esta experiência.

Pode saber melhor sobre estas e outras sugestões clicando aqui!

Deixe o seu comentário