Aldeias Históricas | iupy travel- Agência de viagens

Semeadas por 10 municípios do interior centro de Portugal, as 12 Aldeias Históricas Portuguesas fazem parte de um roteiro memorável. O projeto foi assim criado para promover o desenvolvimento turístico das localidades, com a missão de qualificar os produtos turísticos destas aldeias históricas.

Uma beleza construída em pedra

Antes de mais nada, visitamos Castelo Rodrigo, que desperta os mais atentos para importantes referências medievais, como por exemplo as ruínas do Palácio de Cristóvão de Moura e vários vestígios de uma comunidade de cristãos-novos. Bem pertinho está Marialva, uma relíquia da ancestralidade portuguesa, foi povoada romanos, árabes e mais tarde foi recuperada por D. Fernando, na conquista das Beiras, em 1063. Repleta de turismo religioso, na aldeia histórica de Marialva é obrigatório visitar as capelas de Santa Bárbara e a de Nosso Senhor dos Passos, a Igreja de São Pedro e o campanário da Igreja de São João.

Trancoso é um nome sonoro para uma aldeia cheia de histórias antigas de guerras, batalhas e lutas. As suas muralhas foram ordenadas por D.Dinis e até hoje preservam no seu interior um grande património de arquitetura civil e religiosa, como por exemplo o Campo Militar da Batalha de Trancoso e as Capelas de Santa Eufémia, Santa Luzia e São Bartolomeu. Por outro lado, Linhares da Beira é muito diversa na sua arquitetura. De igual forma nos faz imergir em tempos medievais ao passear pela calçada romana ou pelo Castelo de Linhares.

Paisagens escondidas

Piódão está no fundinho da Serra do Açor, escondendo a beleza das casinhas de xisto, pedra sobre pedra, numa paisagem natural e deslumbrante. Enraizado na Serra da Gardunha, Castelo Novo troca o azul e xisto de Piódão por tons verdes e graníticos misteriosos, como no chafariz D. João V ou na fonte Paio Pires.

Idanha-a-Velha renasce das fundações de uma cidade romana da qual é ainda possível visitar uma ponte de origem romana e uma casa romana de átrio. O roteiro segue por Monsanto, honrada com o título de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, e por Sortelha, igualmente bela na sua antiguidade e reconhecida pela preservação das suas urbanizações e estruturas.

Belmonte, Castelo Mendo e Almeida encerram o roteiro das 12 Aldeias Históricas de Portugal, com muitos encantos naturais, ruas que encerram a história portuguesa e muralhas com segredos embutidos nas suas pedras. Então, vamos desvendar?

Entre no site oficial das Aldeias Históricas e obtenha mais informações.

Deixe o seu comentário